google.com, pub-9499938122254216, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Os Benefícios do Guaraná Para a Saúde

Os Benefícios do Guaraná Para a Saúde

Os extratos de guaraná tornaram-se suplementos energéticos populares, mas antes de começar a usar esse potente composto, é importante entender todos os seus efeitos potenciais. Guaraná é o nome de uma planta nativa da América do Sul, cientificamente conhecida como Paullinia cupana, bem como o nome do extrato derivado das sementes desse mesmo arbusto.

O guaraná parece uma pequena toranja e pode variar de laranja a marrom. Essas bagas agrupadas contêm uma única semente cercada por um arilo, mas quando maduras, as sementes geralmente são abertas ou expostas. As sementes são moídas em uma pasta ou fabricadas de maneira semelhante aos grãos de café.

Os Benefícios do Guaraná Para a Saúde

Esta substância é usada por povos indígenas há milhares de anos e é amplamente conhecida como substância estimulante. A alta concentração de cafeína nessas sementes – ainda mais alta que no café – a torna extremamente popular como um impulso ao sistema nervoso central. Houve muito debate em torno do guaraná nos últimos anos, devido à sua presença em muitas bebidas energéticas e suplementos. De um modo geral, quando tomado em doses moderadas, essa substância estimulante é considerada segura.

Informação nutricional

Quando se trata de nutrição, as sementes de guaraná não são ricas ou muito variadas em vitaminas ou minerais, mas contêm altos níveis de cafeína, geralmente mais que o dobro da concentração de cafeína no café. Além disso, existem quantidades significativas de catequinas e epicatequinas nessas sementes, poderosos antioxidantes que também são encontrados no chá verde.

Benefícios do Guaraná para a saúde

Os principais benefícios do guaraná incluem sua capacidade de desintoxicar o corpo, suprimir o apetite, aumentar o desejo sexual e proteger o coração, entre muitos outros.

Energia e Metabolismo

Como qualquer outro estimulante, este suplemento pode aumentar seus níveis de energia e estimular seu metabolismo, o que pode ajudar nos esforços de queima de gordura e perda de peso.

Dores de cabeça

Este suplemento pode fornecer clareza e aliviar dores de cabeça quando tomado em doses moderadas. No entanto, a dor de cabeça pode retornar quando o suplemento acabar.

Supressor de apetite

A cafeína é conhecida como um inibidor de apetite ; portanto, este suplemento rico em cafeína também pode ajudar a aliviar os desejos de junk food entre as refeições.

Ansiedade e Estresse

A natureza estimulante deste suplemento pode elevar o seu espírito e aliviar os sintomas de ansiedade, estresse e depressão. No entanto, se consumir muito, tem o efeito oposto.

Saúde cardiovascular

Alguns estudos descobriram que consumir este suplemento ajuda a manter seu coração saudável, graças aos antioxidantes presentes neste suplemento e aos efeitos positivos que ele pode ter na circulação.

Inflamaçã

Este suplemento possui capacidades anti- inflamatórias, que podem reduzir o desconforto da artrite e outras condições comuns, como gota e síndrome do intestino irritável.

Sex Drive

Ao aumentar a circulação e o fluxo sanguíneo até as extremidades do corpo, este suplemento tem algumas qualidades afrodisíacas e pode ajudar a superar problemas de fertilidade.

Alívio da dor

Esta substância tem sido usada como analgésico natural por gerações na América do Sul, principalmente quando usada após uma lesão ou cirurgia.

Saúde mental

Estudos mostram que uma dose única de extrato de guaraná pode ajudar a melhorar o desempenho intelectual e a função cognitiva.

Cuidados com a pele

Antioxidantes poderosos, no guaraná, ajudam a melhorar e a fortalecer o tom da pele. Eles também têm um efeito de iluminação, que ajuda a remover manchas e cicatrizes.

Febre

O extrato é conhecido por curar uma febre, aumentando as eliminações de toxinas do corpo.

Saúde digestiva

O guaraná, misturado com açafrão, ajuda a melhorar a digestão, eliminar o inchaço e tratar a diarréia. Também funciona como um excelente agente de desintoxicação.

Diluente de Sangue

A cafeína e as catequinas, nas sementes de guaraná, estão ligadas à atividade agregadora antiplaquetária e agem como um diluente do sangue, impedindo efetivamente a formação de coágulos sanguíneos. Isso pode ajudar a reduzir o risco de trombose e doenças cardiovasculares.

Analgésico natural

As propriedades analgésicas da fruta ajudam a aliviar a dor de problemas menstruais, dores nas articulações ou qualquer dor sofrida por uma lesão.

Malária

A planta de guaraná é tradicionalmente usada para ajudar a prevenir e tratar a malária.

Dosagem de guaraná

Muitas pessoas tomam suplementos de guaraná ou têm o pó de ervas que podem misturar em seus smoothies ou misturas de suco. Não existe uma restrição clara de dose para esta substância, mas a maioria dos especialistas não recomenda consumir mais de 800 mg por dia.

Guarana vs Cafeina

  • A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central.
  • O guaraná contém um alto nível de cafeína – até 6% em peso!
  • O guaraná possui outros antioxidantes benéficos, enquanto a cafeína é um composto singular.

Efeitos Colaterais

De acordo com um estudo publicado no Journal of Negative Results in Biomedicine, o uso de suplementos alimentares à base de plantas contendo guaraná teve efeitos adversos em pessoas com convulsões, diabetes, anormalidades cardíacas ou distúrbios de humor e comportamentais ou naqueles que tomam certos medicamentos. Eles mostraram sinais de irritabilidade, ansiedade e palpitações cardíacas.

Nota: Como a cafeína é muito rica, pode causar insônia e falhas de energia quando os efeitos do suplemento se desgastam. Se estiver grávida ou amamentando, evite usar este suplemento, pois o alto teor de cafeína pode ser perigoso para o seu filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *